A Arte De Aprender A Ser: A História De Uma Jornada Espiritual Em Busca Da Liberdade
- Autor: Fabio Hazin
- Editora: Editora Gryphus
Sinopse
A arte de aprender a ser é um livro vital, um sopro de vida e de cura, com um sentido de acolhimento neste momento tão difícil pelo qual estamos passando. É sobretudo uma obra que nos mostra o caminho da libertação da dor e do sofrimento, através da compreensão da ilusão do ego e da individualidade. Aborda temas tão profundos e distintos como humildade, gratidão, compaixão, amor incondicional e perdão.
Ao compartilhar a sua jornada espiritual com o leitor, Fabio Hazin aborda diversos temas da existência humana comum a todos nós como o medo, a dor, o amor, o sexo e a morte. Sua formação profissional é na área da biologia e das ciências exatas, e foi durante seu doutoramento no Japão, no final da década de 80, que entrou em contato com o Zen Budismo. Mas foi no início da década de 2010 que a sua busca se intensificou: fez vários retiros em mosteiros de tradição budista e do hinduísmo vedanta, no Brasil, na Índia, no Nepal e na Austrália, aos quais se seguiram mais de 30 oficinas de ciência, meditação e introdução ao Budismo já guiadas por ele, todas elas inteiramente gratuitas. Aliado a isso, dedicou-se a estudar autores como Pema Chödrön, Chögyam Trungpa, Alan Watts, Jiddu Krishnamurti e Eckhart Tolle. A arte de aprender a ser representa a síntese de todo esse aprendizado e de todos os ensinamentos compartilhados durante as oficinas. Informações teoricamente complexas, como a teoria geral e especial da relatividade de Albert Einstein, ou a mecânica quântica de Werner Heisenberg, são aqui traduzidas para uma linguagem accessível para leigos. E essas informações são contextualizadas de tal forma que assumem uma dimensão espiritual capaz de transformar completamente a nossa compreensão da realidade, da nossa própria existência. Quem é você? O que você está fazendo aqui? O que significa estar vivo? são algumas das perguntas cujas respostas o próprio leitor construirá, ao longo dessas páginas, a partir da sua própria experiência, da sua própria existência.
A arte de aprender a ser é como um quebra-cabeças que vai sendo montado aos poucos, palavra por palavra, como em um jogo de unir pontinhos. Inicialmente não compreendemos muito bem o que estamos montando, desenhando mas, de repente, a imagem se torna clara à nossa frente, como um sol resplandecendo sobre um campo de girassóis. Se fosse possível resumi-lo em uma palavra, seria com certeza, liberdade. Já imaginou um livro capaz de libertar você da dor e do sofrimento? Da raiva e do rancor? Da mágoa e do ressentimento? Do medo da morte e do medo da vida? Um livro capaz de libertar você de todos os seus temores em relação ao sexo? Em relação ao que acontecerá depois dessa existência? Um livro capaz de lhe tornar uma pessoa muito mais plena, feliz e em paz? Muito mais capaz de amar? De dar e de receber amor? Um livro capaz de libertar você da ilusão da individualidade e do apego ao ego para que possa, finalmente livre, simplesmente ser?
Essa é A arte de aprender a ser.