Ensino, Currículo(s) E Formação Docente: Mandala(s) Como Expressão Da Omnilateralidade E Das Ciências

  • Autor: Raphael Alves Feitosa
  • Editora: Paco e Littera
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este livro apresenta um estudo sobre o currículo através da mandala, para auxiliar na formação de professores de Ciências, conseguindo passar por temas importantes e atuais, como: problemas em sala de aula; indisciplina; falta de recursos didáticos e falta de uma boa formação docente.
Dentro do mundo das ciências, a mandala é utilizada como figura de estudo e de tratamento em alguns campos, a saber: na área da psicologia, ela é figura de estudo sobre os arquétipos; na saúde, ela é usada como ferramenta no tratamento de jovens com déficit de atenção; na terapia ocupacional, a mandala é empregada como possibilidade de vivência em grupos. Na área da pedagogia, (…) a mandala é uma figura que pode ser de grande utilidade para se compreender a complexa atividade de formação humana, característica das práxis educativas.
Assim, ao interpretarmos o currículo através da mandala, buscamos superar a visão fragmentada da realidade, tentando agrupar aspectos que tornam os currículos singulares, porém unidos, formando uma totalidade única. O currículo como uma mandala porta uma perspectiva epistemológica que entende que o conhecimento é totalizante e a atividade educativa humana, em geral, é um processo de totalização, que nunca alcança uma etapa definitiva e acabada.