Sinopse
Uma Escola em Movimento – conversas de uma diretora traz um relato do processo de implantação de um projeto inovador em uma escola privada que tem os cursos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, localizada na cidade de Diadema.
A autora, diretora pedagógica dessa escola, traz as experiências que viveu nos anos de 2014 a 2017, quando propôs o rompimento da lógica da rotina diária escolar nas séries finais do ensino fundamental, numa metodologia pedagógica diferente, procurando ir ao encontro de uma escola que fizesse mais sentido aos alunos.
Ancorada em diversas teorias como a Pedagogia de Projetos e a proposta da Escola da Ponte, de Portugal, o relato inclui diferentes estudos realizados e a busca da autora, em cada teoria, de um novo olhar para transformar a proposta pedagógica da escola. A ideia tirou professores, coordenadores e alunos de uma zona de conforto, inserindo a escola num contexto diferente do tradicional.
Numa narrativa envolvente desse processo de ruptura e mudança, a autora revela seus sentimentos e anseios, os momentos positivos e os inúmeros desafios que permearam sua trajetória e a de professores, coordenadores, pais e alunos que tudo vivenciaram. E registra como todos esses diferentes personagens agiram e reagiram frente às ideias e às mudanças propostas.
Mais do que um relato de experiência, a autora revela os sentimentos vividos e a coragem de transgredir para fazer da escola um lugar de transformação de crianças e jovens.
Um livro que aponta novos caminhos e pode servir de estímulo para muitos educadores buscarem força e coragem para saírem do lugar em que estão. E uma inspiração a futuros profissionais da educação que buscam um ideal em educação.
O relato de Marcia pode ser útil a qualquer pessoa que busca uma educação que faça sentido para aqueles que passam por essa instituição chamada "escola".