Distúrbios Internos Da Articulação Temporomandibular Para Clínicos E Especialistas: Anatomia, Patologia E Diagnóstico Diferencial

  • Autor: Patrick Foster
  • Editora: Viseu
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este trabalho é dividido em três partes. Na primeira parte descrevemos os componentes anatômicos mais importantes da articulação temporomandibular principalmente o disco articular, a cabeça mandibular, os ligamentos internos do disco, a cápsula e membrana sinovial, fossa mandibular, ligamentos externos, músculos adjacentes , a fibrocartilagem e a zona retrodiscal. Em relação com o disco articular, a zona retrodiscal, os ligamentos internos articulares, a cápsula articular e membrana sinovial, sempre que possível tentamos estabelecer uma correlação entre sua anatomia, neurofisiologia e dor e inflamação o qual tem muita importância na prática do clínico e especialista.
A segunda parte deste trabalho discute a maioria dos distúrbios internos articulares, suas características clinicas, prevalência, características clínicas e os elementos de diagnóstico e tratamento correspondente. Para ilustrar este trabalho desenhos ou esquemas didáticos da anatomia das estruturas são apresentados. Resumos do diagnóstico de cada distúrbio de tal forma a facilitar a compreensão do texto estão incluídos neste trabalho. Sempre que possível discutimos a ressonância magnética principalmente quando tem importância diagnóstica em um distúrbio mais específico, por exemplo, deslocamento anterior do disco sem reposicionamento e osteoartrite da ATM. Ainda neste contexto, nos apresentamos informação suficiente sobre capsulite e sinovite, retrodiscite, dor nos ligamentos do disco, deslocamento anterior do disco sem reposicionamento, o fenômeno do disco travado, artralgia e osteoartrite da ATM.
A terceira parte deste trabalho basicamente discute diagnóstico, tratamento e trabalhos publicados sobre este assunto. Apesar de que existe informação sobre formas de tratamento e superposição entre um distúrbio e outro, um esquema de tratamento individualizado é apresentado para nortear o leitor sobre qual é a forma de tratamento mais adequada. Finalmente, uma revisão das formas de tratamento apresentada na forma de tabelas, acreditamos vai facilitar sobremaneira a leitura desta obra. Este trabalho é ainda reforçado por mais de 200 referências da literatura atual sobre o assunto de tal forma a prover mais consistência clinica e científica.