Sinopse
Vivemos num mundo problemático. Estamos inseridos numa sociedade de walking deads (mortos-vivos), hipnotizados pela idolatria de bens e de pessoas que, reféns da ganância e da corrupção, movem-se prioritariamente pelo sucesso, pela fama e pelo dinheiro. É a era do egocentrismo que leva inexoravelmente o homem ao sofrimento, sentimento esse ainda pouco compreendido pelos tradicionais parâmetros de felicidade. Enfim, um mundo sem Deus.
'O caminho' relata a história da vida de Nicolas desde o nascimento nos anos 50 até o ano de 2001, quando, através de suas experiências nos diversos planos social, artístico, econômico, político e religioso de cada época e sempre instigado por uma misteriosa e inquietante busca por Deus, finalmente ele é encontrado por Ele.
Apesar de a realidade dura da vida o empurrar para a cultura secular do hedonismo, de criança a jovem, de jovem a fase adulta, Nicolas vai crescendo lentamente na fé, rumo a um novo mundo. Do nascimento problemático ao clímax gerado pela sua inusitada conversão, o livro procura trazer para o leitor elementos de reflexão baseados no reino de Deus e na emblemática afirmação bíblica de Jesus a Tomé em João 14:6: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim'.
Não é uma história com chavões de autoajuda a ser imitada. Numa perspectiva menos otimista poderá talvez ser um livro de 'Deus ajuda' a ser inspirada. Minha expectativa é de que essa história, simples por um lado, mas especial por outro, possa conduzir o leitor a iniciar também um novo caminho em sua vida: o Caminho de Jesus.