Sinopse
O livro Bases teóricas da Psicologia da Saúde trata-se de uma leitura obrigatória para estudantes e profissionais interessados na formação acadêmica e na prática da Psicologia no contexto da saúde. Também é útil para os profissionais da saúde e pesquisadores que desejam entender o papel dos aspectos psicológicos na experiência de saúde e doença. Os autores apresentam as informações mais recentes e embasadas em literatura selecionada, que permitirão ao leitor um quadro completo e atualizado do tema. É uma obra relevante, original e inédita, sem comparação no nosso contexto, oportuna e necessária em língua portuguesa, com vocação para constituir-se em um dos alicerces do conhecimento para a expansão da Psicologia da Saúde no âmbito luso-brasileiro.
O livro constrói-se a partir de três eixos temáticos: "Fundamentos e modelos em Psicologia da Saúde"; "Mediadores em Saúde" e "Aplicações". Dentro desses eixos, o leitor encontrará, por exemplo, informação sobre a autorregulação do comportamento em saúde, as crenças de saúde e cognições de doença e o comportamento saudável. Também aprenderá sobre os mediadores em saúde, como a personalidade, o gênero, o apoio social, o estresse psicológico e as habilidades de autocuidado. A obra inclui ainda as aplicações da Psicologia da Saúde em relação à adesão ao tratamento médico e na abordagem da comunicação de más notícias, e finaliza com a integração das bases teóricas na aplicação da Psicologia da Saúde; destacando alguns dos elementos notáveis ao longo do livro.
Em resumo, nos encontramos com um excelente material educativo, atual, diferenciado no nosso contexto, com potencial para integrar a formação em Psicologia da Saúde tanto nos níveis de graduação como de pós-graduação e servir de guia para uma prática fundamentada na melhor teoria científica.