Santo Sudário: O Que Diz A Ciência

  • Autor: Michelangelo Giotto Santoro Trigueiro
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A partir de diferentes olhares sobre um importante símbolo da cristandade, o chamado "Santo Sudário", este livro analisa inúmeras controvérsias entre os cientistas que se debruçaram sobre o assunto. Com a perspectiva da sociologia, apresentam-se os resultados da investigação sobre dezenas de artigos publicados sobre o Sudário. Um dos objetivos foi compreender como as controvérsias a favor ou contrárias à autenticidade do Santo Sudário evoluem, são encerradas ou reabertas. Tudo isso para entender o quanto a ciência é influenciada por valores outros que não os da racionalidade técnica. Afinal, o que é uma evidência científica? Quais são as bases para a aceitabilidade ou não de teorias ou afirmações provenientes da ciência? O Santo Sudário pode ser explicado de maneira definitiva?
Considerado por muitos como o tecido que teria servido de mortalha para Jesus, o objeto tem movido paixões ao longo da história. Passou a despertar maiores interesses após uma grande exposição, em 1898, na cidade de Turim. Secondo Pia, ao revelar as fotos capturadas do tecido, deparou-se com uma imagem, no negativo, muito mais nítida do que a olho nu. A partir desse episódio, começou uma corrida para explicar o fato e outros relacionados, a respeito da imagem e das marcas encontradas na figura humana visível.
Com toda essa carga de especulações e curiosidades, o livro não se volta apenas para especialistas, mas também para o grande público, que se pergunta, igualmente, como explicar muitos dos segredos ainda guardados no Santo Sudário. Porém este não é um trabalho de religião; ao contrário, é o resultado de anos de pesquisa, realizada com muita cautela: o assunto assim o exige.