Compliance Estratégico - Volume 2

  • Autor: Ronaldo Raemy Rangel
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A coletânea Compliance Estratégico, chega a seu volume II antes do previsto. A antecipação do número 2, originalmente programada para 2021, se deu por três motivos. Em primeiro lugar pelo relativo sucesso de vendas do volume I que tanto no formato impresso, quanto como ebook superou as expectativas dos organizadores. Depois percebemos que alguns artigos foram intensamente utilizados como material de apoio ao ensino, não só em cursos de graduação como também, e principalmente, em programa de pós-graduação Lato Sensu, onde o tema compliance é disciplina obrigatória, ou conteúdo complementar. Por fim, e talvez o mais importante para a decisão de rapidamente produzir o segundo volume, foi a velocidade de transformações e modernização que o compliance, como ferramenta estratégica, adquiriu nos meses recentes. Acreditamos que a "grande parada" gerada pelo combate ao Covid-19, as novas opções de trabalho (tais como home office e outros tipos de atividades profissionais remotas), obrigou a uma grande parte das organizações a reverem seus micros fluxos operacionais, a repensar a segurança das informações (que passaram a transitar em plataformas, até então, pouco conhecidas) e principalmente refletirem sobre a própria questão humana, que em alguns casos não só foi fortemente atingida pela lógica do trabalho remoto, como se viu forçada a decidir em ambientes pouco apropriado para interpretar adequadamente as incertezas e/ou para a troca de experiências, tão útil e necessária para a formação do sensemaking.
Compliance Estratégico volume 2, sem perder sua essência de discutir o compliance como uma condição estratégica, apresenta um olhar sobre o mundo pós-pandemia, discute o esgotamento e maior carga de trabalho das equipes e o reposicionamento das empresas, buscando ser uma contribuição para a geração de oportunidades em um mundo que para bem ou para mal, se modificou.