Sinopse
Loveday Brooke é a primeira protagonista feminina detetive escrita por uma autora mulher. Ela é uma detetive com cultura ampla, sagaz, inteligente e intuitiva, que descobre seus talentos e decide monetizá-los.
Sob a ótica de uma mulher, Loveday resolve os mistérios sempre contrariando a seus superiores ou ao julgamento dos personagens homens da história, que incorrem no erro de considerarem apenas a lógica masculina como a correta, mostrando que suas contravenções vêm da necessidade de se reconhecer a relevância do olhar diversificado.
Catherine Louisa Pirkis acabou criando uma das personagens mais transgressoras do gênero, contribuindo para uma representação mais progressista das mulheres dentro da literatura na ficção popular. Em sua época, Loveday Brooke ficou tão famosa que foi apelidada de "Sherlock Holmes feminina" e foi um dos sucessores mais vendidos do famoso detetive.
O livro foi lançado em 1894 e é lançado pela primeira vez no Brasil pela Editora Urso em uma edição de capa dura, com ilustrações originais.