Tea, Inclusão E Mediação Pedagógica: Um Estudo Com Alunos Da Educação Infantil E Do Ensino Fundamental I Nas Escolas Municipais De Manaus – Am

  • Autor: Waslany Bittencourt Saraiva
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Um livro a respeito do TEA, inclusão, mediação pedagógica na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Manaus/AM, detalhando como ocorre a atuação do professor do ensino regular no processo de inclusão escolar dos educandos com TEA, especificando o papel da mediação pedagógica na aprendizagem e efetivação da inclusão dos alunos com TEA, bem como a articulação pedagógica entre o mediador e o professor na sala de aula, identificando as expectativas dos sujeitos da comunidade escolar sobre a inclusão escolar dos alunos com TEA. O caminho metodológico seguido foi a pesquisa com abordagem qualitativo-descritivo. Que consistem em investigações de pesquisa empírica. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas aplicados aos gestores, pedagogos (as), professores, mediadores e pais dos alunos com TEA. Como amostra, foram escolhidas quatro escolas da Rede Municipal de Manaus que possuem alunos com TEA e sala de ensino regular com mediadores pedagógicos. Como resultados mais relevantes do estudo revelou-se que para ocorrer a real inclusão o sistema escolar precisa reformular-se, compreendendo que os alunos com TEA necessitam de uma equipe pedagógica preparada para atendê-los, gestores, pedagogos, professores e mediadores com disponibilidade afetiva e capacitados para assumir o "desafio" que é a inclusão de todos, bem como práticas pedagógicas diferenciadas, atividades adaptadas, adequações curriculares e currículo flexível que acolham as reais necessidades educacionais dos alunos conforme sugerido nos textos legais.