Sinopse
A sociedade contemporânea passou, em sua história, por diversas mudanças, mas se observarmos o processo evolutivo tecnológico dos últimos 250 anos, principalmente nos últimos anos com o advento da pandemia do COVID-19, há uma mudança em escala geométrica. A terceira revolução industrial, ou era digital, com início no século XX, transforma todas as barreiras das relações humanas, religião, trabalho, ciência etc.
Termos como internet das coisas, big data, aprendizado de máquinas, tornam-se a cada dia uma realidade cotidiana e, de certa forma, passam a preocupar questões relacionadas à liberdade individual, à privacidade, à relação do ser humano com o seu meio, colocando em xeque tudo o que acreditávamos enquanto valores norteadores dos rumos da vida em coletividade.
A coleta de dados se tornou algo do cotidiano da humanidade, sendo quase impossível imaginar um mundo sem pensar na produção de dados, ou algum indivíduo que não esteja produzindo uma enorme quantidade de dados pelo simples fato de escolher uma música para ouvir ou curtir uma foto nas redes sociais.
Nesta dimensão, é necessário refletir sobre a produção e proteção de dados pessoais, bem como a responsabilidade empresarial e o respeito à privacidade, sendo essa a principal preocupação desta obra!