Sinopse
O que é a infância e qual a importância de espaços para brincar? Foi a partir desta pergunta que nos interessamos em coletar histórias e vivências memoráveis por um grupo de maravilhosos autores, de diferentes áreas do conhecimento.
A ideia que nos movia era criar um repertório sobre quintais vividos e quanto o espaço do brincar nos revela sobre brincadeiras, percepção do entorno, aromas, gosto, família, amigos, escola... O que a memória nos traz? Quais histórias os quintais nos permitiram construir?
Os textos revivem nossa conexão interna, nossas memórias e nos permitirá de certo, um encontro com nossa criança interior e com as crianças que estão próximas a nós. Que nossas histórias nos aproximem das necessidades do “ser criança” e que possamos, cada vez mais, (re)pensar nossas práticas como educadores.
Propusemos-nos a pensar, a organização da obra, em espaços verdes para as analogias, nas quais os textos foram divididos: Raízes, Florestas, Semear e Plantio.
Na primeira parte, Raízes, estão os textos cujo eixo central fala de ancestralidade, histórias onde os protagonistas ou aqueles que desencadeiam os percursos narrativos são queridos antepassados. Na segunda parte, Flore...