Estratégias De Interação Oral Em Língua Espanhola: Estratégias De Interação No Processo De Ensino-aprendizagem Da Expressão Oral Em Língua Espanhola

  • Autor: Maria Valdênia Falcão do Nascimento
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A aquisição da expressão oral é um tema central nas pesquisas sobre o ensino de Língua Estrangeira. A sucessão de abordagens e métodos aponta para as tentativas de se encontrar teorias e técnicas que possibilitem o desenvolvimento dessa habilidade. Entre essas abordagens, o enfoque comunicativo assume o lugar de destaque destas pesquisas. A interação em sala de aula, enfatizada pelo modelo comunicativo, tem sido objeto de investigação e atenção de inúmeros estudiosos, pois constitui um aspecto crucial para o sucesso da aprendizagem. Considerando essas premissas, o presente estudo tem como objetivo geral propor uma reflexão sobre o papel das estratégias de interação no processo de ensino-aprendizagem da expressão oral em ELE, bem como, uma análise das estratégias mais recorrentes em sala de aula para o ensino dessa habilidade. Busca-se, portanto, estudar as estratégias de interação humana em sala de aula para compreender essa questão complexa, que diz respeito à aquisição da linguagem oral. Toma-se como referencial teórico os princípios de Aquisição de Segunda Língua e os pressupostos da Teoria Sociocultural, particularmente os estudos de Krashen (2009) e Vygotsky (2010).