Como A Desvalorização Da Literatura Nos Conduziu Ao Bolsonarismo

  • Autor: José Eduardo Fonseca Brandão
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Em 2018, apesar de todos os sinais indicarem que o compromisso de Jair Bolsonaro era com seus aliados políticos e seus parceiros de negócios, muitos membros da classe média e da classe baixa enxergaram o candidato como a "salvação" do Brasil. Até parece que grande parte da sociedade brasileira havia sido hipnotizada. Além de questões inerentes à psicologia das massas, sempre pairou uma suspeita de que o processo de desvalorização da Literatura no Brasil poderia estar fortemente relacionado à ascensão do bolsonarismo.
Quem desvaloriza a Literatura se esquece de que as melhores lições necessitam de boa estética. Até mesmo uma fake news possui uma estética destinada ao seu público-alvo.
Esta obra, fruto de uma dissertação de mestrado na área de Estudos de Literatura, é destinada não apenas a estudantes e profissionais dos Estudos de Literatura, mas também para aqueles de outras áreas do conhecimento, como as ciências políticas, a sociologia, a filosofia, a psicologia, a pedagogia e quem mais se sentir convidado, pois a possibilidade de estabelecer espaços para diálogos, devaneios científicos, projeções de cenários e caminhos para investigação é um poder da Literatura.
Este livro é organizado em dois eixos de investigação. O primeiro, dedicado a compreender a formação do bolsonarismo. O segundo, a examinar a educação literária no Brasil, o papel da Literatura no desenvolvimento do ser humano e, finalmente, como a desvalorização da Literatura nos conduziu ao bolsonarismo.