Os Marinheiros Do Antimil (setor Militar Do Pcb) E A Guerra Da Coreia (1950-1953)
- Autor: Ricardo Santos Moreira da Silva
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
O livro "Os marinheiros do Antimil (Setor Militar do PCB) e a Guerra da Coreia (1950-1953)" é o resultado de 4 anos de pesquisa minuciosa realizada nos arquivos do Superior Tribunal Militar (STM), Arquivo Público do Estado do Rio Janeiro (APERJ), CPDOC-FGV, Hemeroteca Nacional, Jornal O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil.
O contexto histórico da pesquisa é a Guerra da Coreia (1950-1953) e procurou-se mostrar como a militância dos militares adeptos das células do Setor Militar do PCB – Antimil – que funcionou entre os anos de 1929-1992, teve certo peso para definir os rumos da decisão do presidente Getulio Vargas de participar ou não do teatro de guerra coreano. Com esse objetivo, o trabalho apresenta um histórico e os desdobramentos da Guerra Fria, principalmente na América Latina e no Brasil, mostrando as variadas correntes teóricas interpretativas, além de apresentar os diferentes atores decisórios, como o debate em questão em diferentes fóruns, entre eles o Clube Militar e o Alto Comando do Exército, a grande imprensa, a imprensa de esquerda, o Ministério das Relações Exteriores, Presidência da República, a Casa do Sargento e os praças da Marinha de Guerra Brasileira.
O trabalho mostra o funcionamento, organização e o histórico das células do Setor Militar do Partido Comunista do Brasil e a atuação no período estudado, além da repressão institucional sobre os marinheiros e as graves violações aos direitos humanos.