O Que Nós Queremos? Acessibilidade!: Temas Geradores De Paulo Freire Como Vetores Da Pedagogia Do Teatro
- Autor: Elizabeth Medeiros Pinto
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
O trabalho que venho realizando como professora artista "PedaBoba" ao longo de 28 anos na Escola Especial do Educandário São João Batista é um dos dois objetivos principais deste livro. Esse objetivo visa realizar uma reflexão crítica sobre as práticas que utilizo, tanto as consideradas "menos sérias" ligadas à Pedagogia da Bobagem, quanto as de elaboração de projetos que partem da premissa de Leitura de Mundo e Temas Geradores da Pedagogia de Paulo Freire (1980; 2001; 2019), para desenvolver as aulas com participação ativa dos alunos.
O segundo objetivo principal do livro é a reflexão sobre temas essenciais às pessoas com deficiência. Acessibilidade, inclusão, capacitismo.
Para me auxiliar a refletir e analisar sobre esses temas indispensáveis, de forma atualizada, convidei quatro Performers ativistas atuantes dentro e fora da universidade para me contar suas experiências pessoais:
Estela Laponni, performer, atriz, dançarina, coreógrafa, produtora, cineasta e encenadora; Edu O., dançarino e coreógrafo, integrante do Grupo X de Improvisação em Dança, professor assistente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA, criador do conceito Corpo Perturbador; Carolina Teixeira, coreógrafa, pesquisadora, doutora em Artes Cênicas pela UFBA, uma das primeiras pesquisadoras com deficiência na área das Artes Cênicas, no Brasil, a lançar um livro: Deficiência em Cena; e o ator, produtor e dramaturgo Luciano Mallmann.