Prática Pedagógica E Pensamento Complexo: Caminhos Possíveis

  • Autor: Graciela Zachar Gómez
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O livro Prática pedagógica e pensamento complexo: caminhos possíveis apresenta a prática pedagógica de professores das séries fi nais do ensino fundamental II embasada em um Projeto Político Pedagógico (PPP) que tem como pilares de construção os fundamentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os pressupostos teóricos do pensamento complexo.
O conhecimento, compreensão e aplicação desses três pilares na prática educativa tem como intencionalidade trazer à luz elementos capazes de mostrar claramente a importância da relação dialógica teoria/prática, independentemente do fato de serem parte de um PPP num colégio confessional ou laico, particular ou público.
Apesar de ter tido como base construtiva a análise da trajetória pedagógica de professores das séries nais do ensino fundamental II, esta obra pode contribuir para a construção de uma prática pedagógica na perspectiva da complexidade que remeta à construção pessoal e coletiva do conhecimento; à concepção de mundo (cosmovisão); a uma concepção de não fragmentação das ciências; à visão do todo (sem excluir as especifi cidades/partes); à interação do conhecimento com a realidade mediata e imediata (contexto macro e micro) em todo o processo de escolarização (da educação infantil ao ensino médio).
Reconhecer a complexidade como elemento fomentador da prática pedagógica propicia outras formas de se estabelecerem estratégias metodológico-avaliativas, uma vez que a realidade que se apresenta no ambiente escolar, assim como na vida, é complexa, por exigir um pensar e agir também complexos.
Essa afi rmação reforça a necessidade de que os professores (em sua prática pedagógica), a partir de uma relação dialógica, reconheçam o conhecimento pertinente e possam elaborar formas de enfrentamento de uma realidade globalizada. Para isso, será necessário entender dados, fatos, fenômenos a partir de seu signi ficado em determinado contexto sem perder de vista seu sentido global, multidimensional e sua perspectiva complexa.
A partir deste recorte, é possível supor que uma prática pedagógica que deseja responder à demanda de um mundo complexo deverá se caracterizar e materializar por meio de relações estreitas com os pressupostos do pensamento complexo e da própria complexidade.