Sinopse
Mapeando a história milenar dos muros que dividem o planeta, Tim Marshall analisa as questões que moldarão as relações geopolíticas dos próximos anos.
Mais de um terço dos Estados-nação do mundo têm bloqueios ao longo de suas fronteiras. Ainda que o planeta sempre tenha sido separado por diferentes tipos de construções — da Grande Muralha da China ao Muro de Berlim —, uma nova era de isolacionismo e nacionalismo despontou nas últimas décadas.
Essa questão ganhou visibilidade com a obsessão da extrema-direita americana pela necessidade de um muro na fronteira com o México e com o Brexit da Grã-Bretanha, mas a verdade é que a extensão do problema é muito maior. Apenas no século XXI foram erguidos milhares de quilômetros de muros e cercas. A China, por exemplo, tem o Grande Firewall, proteção digital que bloqueia a entrada da cultura ocidental. Os países da Europa, por sua vez, tentam se blindar contra imigrantes, terrorismo e dificuldades econômicas dos países vizinhos. Na África do Sul, surgiram comunidades fortemente fechadas que dividem a população dentro do próprio território, e enormes muros ou cercas separam as pessoas no Oriente Médio, na Coreia, no Sudão, na Índia e em diversos outros lugares ao redor do planeta.
Com o estilo ágil e envolvente que é sua marca registrada, Tim Marshall organiza as peças do tabuleiro mundial e compõe em A era dos muros um mapa detalhado para entendermos o que está por trás dessas divisões físicas ou tecnológicas. Partindo de regiões geográficas centrais e utilizando suas experiências como repórter em importantes áreas do globo, Marshall analisa de que nosso cenário político por centenas de anos — em especial desde 2001 — e como eles determinam a geopolítica da atualidade.