Sinopse
Tradução direta do grego de um dos diálogos mais importantes da filosofia clássica. Livro fundamental para compreensão da filosofia platônica.
Considerado na antiguidade o melhor texto de introdução à filosofia de Platão, Alcibíades I se constrói como uma resposta ao mais conhecido aforismo do oráculo de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo".
Ao saber que o belo Alcibíades quer se tornar político, Sócrates utiliza seu método investigativo para definir o que seria o conhecimento de si e como essa virtude poderia ajudar o jovem a levar uma vida mais feliz e relevante — levantando, assim, questões éticas e políticas fundamentais para a sociedade.
Esta nova edição, com tradução direta do grego, inclui um ensaio introdutório de Julia Annas, uma das maiores especialistas do mundo na obra de Platão.
Tradução do grego, apresentação, guia de leitura e notas de CELSO VIEIRA.
Introdução de JULIA ANNAS.
"E foi dito que Alcibíades, o belo filho de Clínias, não conhece questões de justiça e injustiça. No entanto, ele julga conhecê-las a ponto de almejar ir à assembleia e aconselhar os atenienses sobre aquilo de que nada sabe, não foi isso? [...] Entretanto, dizes bem, pois apenas com loucura na mente terias um tal objetivo, excelente amigo; ensinar o que não sabes sem ter cuidado de aprender."