Sinopse
A obra poética completa de Waly Salomão - um dos autores mais importantes da cultura brasileira recente - reunida pela primeira vez em volume único.
Waly Salomão foi uma das figuras mais fecundas e heterogêneas da vanguarda brasileira. Não é à toa que Caetano Veloso, em música dedicada a ele, diz: "tua marca sobre a terra resplandece [...] e o brilho não é pequeno". Baiano, filho de sírio com sertaneja, Waly foi ponta de lança de uma geração de poetas que - num movimento de resistência à censura - contrariaram os princípios formais da tradição e pensaram a produção literária a partir de sua articulação com as outras artes, o que contribuiu para sua escrita tão permeável às diversas manifestações do inquieto cenário cultural no Brasil das décadas de 1970 e 1980. Seus versos continuaram se reinventando ao longo dos anos 1990 e 2000, e consolidaram seu papel de poeta múltiplo em livros como Algaravias, lançado em 1996.
Poesia total reúne pela primeira vez a obra poética completa de Waly Salomão, desde Me segura que eu vou dar um troço, de 1972, até Pescados vivos, de 2004. O volume traz ainda uma seção de canções inéditas em livro, além de apêndice com os mais relevantes textos sobre sua obra, assinados por nomes como Antonio Cícero, Francisco Alvim e Davi Arrigucci Jr.
Em Gigolô de Bibelôs, seu segundo livro, o seguinte verso ecoa: "tenho fome de me tornar em tudo que não sou". Tal desejo de abolir fronteiras e de confronto com os limites - entre o eu e o outro, entre a prosa e a lírica, entre a arte e a vida - é uma das principais marcas da obra de Waly Salomão. Poesia total é uma viagem sem volta: um "processo incessante de buscas poéticas", como disse o próprio autor sobre seu trabalho poético-visual, os Babilaques.