Sinopse
Um retrato da crise da maior empresa do Brasil que explica como a estatal que já foi um espelho do país se tornou sinônimo de roubo em grande escala.
Vencedor do Prêmio Jabuti 2017 na categoria Reportagem e Documentário.
Como a empresa que por tanto tempo foi espelho do que o Brasil tem de melhor se tornou sinônimo de roubo em grande escala? Fruto de um trabalho extenso de pesquisa e apuração, o livro narra como a estatal foi cenário de vários casos de mau uso político e desvio de verbas ao longo de sua existência, nos governos posteriores à ditadura militar, até se tornar totalmente refém de um esquema de corrupção bilionário sob as presidências de Lula e Dilma.
Repórter e editora da revista Exame, onde cobriu o Petrolão de perto, Roberta Paduan revê a cronologia do escândalo combinando histórias chocantes de bastidores com informações apresentadas de maneira acessível, ajudando o leitor a compreender a magnitude dos danos feitos à petroleira e seus desdobramentos. A Operação Lava-Jato surge como fio-condutor nos principais momentos, muitos dos quais ganham ares de thriller dado o ritmo do texto e o caráter cinematográfico dos personagens e suas ações. Um retrato revelador do debacle de um dos maiores símbolos do Brasil.
"Em um excelente livro, Roberta Paduan relata como a Petrobras, orgulho de todos os brasileiros, foi progressivamente capturada por empresários, executivos e políticos gananciosos, passando a servir interesses especiais e não públicos." - Sérgio Moro