Stella Maris

  • Autor: Cormac McCarthy
  • Editora: Alfaguara
  • premium+

Sinopse

No segundo volume do díptico iniciado com O passageiro, o vencedor do Prêmio Pulitzer Cormac McCarthy mergulha na vida de Alicia, internada no hospital psiquiátrico Stella Maris no início dos anos 1970. Em sessões com seu terapeuta, ela aos poucos narra sua história, num retrato íntimo sobre a perda, a saudade e a loucura.
"McCarthy volta com dois golpes em sequência […]. O esperado retorno de uma lenda." — Esquire
1972, Black River Falls, Wisconsin: Alicia Western, aos vinte anos de idade e com quarenta mil dólares em um saco plástico, dá entrada no hospital psiquiátrico Stella Maris. Candidata ao doutorado em matemática pela Universidade de Chicago, é diagnosticada como paranoide esquizofrênica, com um longo histórico de alucinações visuais e auditivas.
Em conversas com seu terapeuta, Alicia contempla a natureza da loucura e a insistência humana em ver o mundo sempre de uma única forma. Ela se lembra da infância e discute as interseções entre filosofia e física, narrando ao doutor suas quimeras e alucinações — personagens surreais que falam com ela e que só ela pode ver.
Enquanto isso, ela tenta suportar a falta de Bobby, seu irmão, que sofreu um acidente e está entre a vida e a morte. Alicia ressente sua distância e ausência, mas não quer falar da relação que tiveram: uma relação de amor proibida, que deixou marcas profundas em ambos.
Narrado por meio de transcrições das sessões psiquiátricas, Stella Maris não é apenas uma sequência de O passageiro; é um livro que o complementa ao acrescentar uma nova perspectiva à história de Bobby Western — e proporciona uma discussão filosófica que questiona as noções de Deus, da verdade e da própria existência. É um romance enigmático e profundo, de um dos maiores mestres da literatura norte-americana atual.