Sinopse
Em "Lituma nos Andes", o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010 revela um mundo dominado pelas superstições e guiado pelos instintos. No livro, o cabo Lituma e seu ajudante Tomás empreendem uma viagem a um vilarejo desolado na região dos Andes. O objetivo da polícia peruana é investigar uma série de misteriosos desaparecimentos cujas suspeitas recaem sobre os terrucos da organização maoísta Sendero Luminoso.
A obra, que rendeu o prestigioso Prêmio Planeta em 1993, examina as táticas e motivações dos rebeldes terroristas que assolaram o Peru nos anos 1980 e 1990, situando essa violência no contexto das mitologias e rituais andinos, fortemente presentes na cultura local.
Para a editora peruana Marie Arana-Ward, que assina elogiosa resenha sobre o livro no jornal "The Washington Post" como nos livros anteriores do autor, os temas de Vargas Llosa são tudo, menos tímidos: "Em"Lituma nos Andes", o que se sobressai é um fio tênue entre civilização e barbárie, a facilidade com que se cruzam a mais fantasiosa imaginação e a mais dura realidade."Prêmio Planeta, Prêmio Cervantes, Prêmio Príncipe de Astúrias, Prêmio PEN/Nabokov, Prêmio Grinzane Cavour e Prêmio Nobel de Literatura.