O Trabalho De Professores Não Indígenas De Matemática No Contexto Da Escola Indígena: Olhares Para (im)possibilidades De Bem-estar/mal-estar Docente

  • Autor: Flavinês Rebolo
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este livro é referente à tese "O trabalho de professores não indígenas de Matemática no contexto da escola indígena: olhares para (im)possibilidades de bem-estar/mal-estar docente" e tem como objetivo geral analisar as (im)possibilidades de construção do bem-estar no trabalho de professores de Matemática não indígenas que atuam em escola indígena; e os objetivos específicos são: 1. Identificar os fatores de (in)satisfação dos professores não indígenas de Matemática que atuam em escola indígena, relacionados ao trabalho docente e à escola indígena; 2. Identificar os desafios e as estratégias de enfrentamento no trabalho de professores não indígenas que atuam com a disciplina de Matemática no contexto da escola indígena; 3. Analisar os fatores que possibilitam ou impedem a construção do bem-estar docente do professor não indígena de Matemática que trabalha em escola indígena. Adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizaram-se, como instrumentos para coleta de dados, um questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Como método de análise dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva – ATD. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Matemática não indígenas que atuam em escolas indígenas da Reserva Indígena de Dourados – RID, no Estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam que os professores de Matemática não indígenas que participaram da pesquisa conseguem, a despeito de dificuldades e desafios que lhes são impostos, experimentar satisfação e bem-estar, uma vez que têm conseguido criar estratégias de enfrentamento de situações adversas que caracterizam um trabalho marcado por diferenças étnicas e culturais.