Caracterização Mecânica De Um Arenito De Águas Profundas Da Bacia De Sergipe E Suas Implicações Para Geomecânica De Reservatórios
- Autor: Felipe Tinaglia Sampaio
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
O principal objetivo deste trabalho é o estudo da compressibilidade dos arenitos consolidados de águas profundas da bacia de Sergipe em diferentes tensões efetivas, bem como a redução da porosidade e permeabilidade com a depleção da rocha. Foram obtidas as compressibilidades (C) mais utilizadas nos estudos de geomecânica do petróleo.
Através de ensaios mecânicos, foi possível atingir a caracterização geomecânica mínima dos arenitos analisados. Foi feita uma comparação com propriedades de algumas rochas da literatura e com um modelo numérico construído e simulado para o estudo (onde também é possível obter a compressibilidade de poros como parâmetro de saída).
Ademais, foi feita uma proposta de uniformização das diferentes nomenclaturas apresentadas na literatura, baseada principalmente em Zimmerman (1990).
Por fim, as amostras foram submetidas à variação de tensão efetiva (σ´) enquanto era feita a medição da porosidade (φ) e da permeabilidade (k), permitindo obter a variação da permeabilidade ao longo do incremento da tensão efetiva. Foi feita uma comparação com os expoentes de equações do "tipo Kozeny-Carman", que relacionam a redução de permeabilidade a uma queda da porosidade (Petunin, 2011).
O estudo permitiu a evolução no entendimento das propriedades mecânicas dos arenitos da bacia de Sergipe.