Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão
- Autor: Vários
- Narrador: Vários
- Editora: Podcast
- Duração: 3:24:02
- Mais informações
Informações:
Sinopse
Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.
Episódios
-
Reforma tributária: 'foram mais de 30 anos esperando'
18/12/2024 Duração: 07minA Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a favor, 123 contrários e três abstenções, o projeto da regulamentação da reforma tributária. No entanto, alguns trechos incluídos pelos senadores foram rejeitados. No 'Dia a Dia da Economia', Míriam Leitão analisa a aprovação. 'Eu tenho sentimentos mistos, porque não gostei de nada das concessões que foram feitas, mas, ao mesmo tempo, um sentimento de quem viu a história acontecer'.
-
Regulamentação da reforma tributária melhorou na Câmara
18/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão comenta a aprovação do texto na noite de terça-feira.'Muitas vantagens indevidas foram tiradas ou reduzidas', explica.
-
Copom: 'os assuntos são permanentes, a gente tem que ver as nuances'
17/12/2024 Duração: 06minApós elevar a taxa de juros em um ponto percentual, chegando a 12,25%, o Copom sinalizou que a Selic pode ter o mesmo ajuste de um ponto nas próximas duas reuniões. Se confirmada essa expectativa, a taxa de juros chegará a 14,25%. Míriam Leitão comenta os possíveis efeitos da alta.
-
Hoje deve ser o dia final para a reforma tributária
17/12/2024 Duração: 06minA Câmara dos Deputados pode votar hoje o principal projeto de regulamentação da reforma tributária. Míriam Leitão fala dos principais pontos.
-
Reforma tributária e pacote de corte de gastos vivem indecisão no Congresso
16/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão analisa semana movimentada no Congresso Nacional, com diversas discussões econômicas. Ela explica como o governo quer defender algumas das propostas, em especial dentro da reforma tributária.
-
PF quer descobrir que foram os fianciadores que entregaram R$ 100 mil para Braga Netto
16/12/2024 Duração: 07minMíriam Leitão explica que a investigação continua em andamento. Um dos caminhos para a continuidade da investigação é a análise de dezenas de pendrives encontrados com o coronel Peregrino, assessor de Braga Netto. Na delação de Mauro Cid, o financiamento teria vindo do 'pessoal do agro'.
-
'IBC-Br mostra que nesse ano houve crescimento do PIB muito maior que o previsto'
13/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão analisa os números do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br. "O mais importante é o acumulado, porque ele dá uma direção melhor no PIB. E o que mostra é que esse ano foi um ano que realmente cresceu muito mais do que o previsto."
-
É uma aberração armas não entrar no imposto seletivo
13/12/2024 Duração: 07minMíriam Leitão comenta a aprovação no Senado da regulamentação da reforma tributária. Mesmo com algumas críticas, ela diz que o momento é histórico para o país. O texto agora vai para a Câmara novamente.
-
Taxa de juros vai a 12,25% com perspectiva de alta
12/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão analisa a situação econômica do país e faz previsões para o ano que vem. A comentarista ainda avalia as ações do Banco Central.
-
Decisão do Copom sobre taxa de juros foi 'exagerada'
12/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão fala do aumento em um ponto percentual da taxa de juros anunciada nessa quarta (11). De acordo com ela, o aumento acabaria ocorrendo, mas poderia ser de forma menor e não tão intensa, visto que, apesar de acima do teto, a inflação está concentrada em duas coisas: nas proteínas e no câmbio.
-
O que a reunião do Copom deve definir?
11/12/2024 Duração: 07minMíriam Leitão fala sobre a reunião do Copom que acontece nesta quarta-feira (11) para definir a taxa de juros. "O bom dessa reunião é isso, é que não tem um resultado conhecido, ou pelo menos não tem aquele consenso, dessa vez tem gente pensando diferente."
-
BC tem que agir para trazer taxa de juros para 3%.
11/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão fala da nova decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central desta quarta-feira. O Compom vai decidir hoje o novo patamar da taxa básica de juros, que deve subir novamente.
-
'O mundo está diante de uma enorme incerteza do que vai acontecer no Oriente Médio'
09/12/2024 Duração: 05minMíriam Leitão fala sobre os últimos acontecimentos no Oriente Médio. A comentarista também explica como a queda do regime de Bashar Al Assad, na Síria, afeta a economia. 'O mundo está diante do que está acontecendo na Síria com um sentimento misto. Menos um ditador e mais uma incerteza, porque não se sabe se poderá vir uma tirania fundamentalista religiosa'.
-
'Não tem semana fácil na economia e essa vai ser bem complicada'
09/12/2024 Duração: 05minMíriam Leitão comenta a agenda econômica da semana, com as perspectivas para inflação, taxa de juros e tramitação do pacote de corte de gastos.
-
'Vitória muito grande com o acordo entre Mercosul e União Europeia'
06/12/2024 Duração: 07minMíriam Leitão aborda a conclusão das negociações do histórico acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que demorou 25 anos.
-
Que tipo de avanço representa o acordo entre Mercosul e União Europeia
06/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão comenta o acordo de livre comércio que está próximo de ser assinado entre o Mercosul e a União Europeia. 'Há um grande incentivo a que se faça mais acordos comerciais, que reforça o multilateralismo'.
-
'Avança com alertas e com uma discussão grande entre Supremo e Congresso'
05/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão fala sobre a aprovação do pacote de cortes de gastos na Câmara dos Deputados. A comentarista também aborda a questão das emendas parlamentares.
-
Aprovação do pacote de corte de gastos: ‘ainda difícil, mas avançamos um passo’
05/12/2024 Duração: 06minMíriam Leitão faz uma análise da decisão da Câmara de aprovar urgência para dois projetos do pacote de corte de gastos. ‘Um avanço, mas a gente precisa ver os sinais’. Comentarista destaca a votação apertada e a dificuldade para aprovação na próxima etapa. ‘Ainda está tudo muito bola dividida’.
-
Redução da pobreza no Brasil
04/12/2024 Duração: 06minO Brasil atingiu, em 2023, os menores níveis de pobreza e extrema pobreza da série histórica iniciada em 2012 do IBGE. Míriam Leitão analisa os dados: "O governo Lula voltou a fazer uma política mais eficiente, as duas políticas, transferência de renda mais o crescimento da economia, produziu o lado bom dessa notícia que é a queda da pobreza, queda da extrema pobreza e isso é fundamental. O que a gente tem como indicador que permanece são as desigualdades."
-
Ajuste fiscal e crise das emendas travam governo em Brasília
04/12/2024 Duração: 05minMíriam Leitão aborda os desafios enfrentados pelo governo em Brasília na aprovação do pacote fiscal e na gestão das emendas parlamentares. A proposta de ajuste fiscal, criticada por setores do mercado e parlamentares, encontra resistência. Ouça.