Luiz Antonio Simas - Cultura Popular Carioca
- Autor: Vários
- Narrador: Vários
- Editora: Podcast
- Duração: 5:06:48
- Mais informações
Informações:
Sinopse
O historiador conversa sobre casos, histórias e curiosidades sobre a cidade do Rio e o carioca.
Episódios
-
Ao contrário do que se acredita, escadaria da Igreja da Penha não tem um degrau para cada dia do ano
13/10/2017 Duração: 07minNa verdade, são 382 degraus. A escada foi construída em 1818, com financiamento de um casal que havia feito uma promessa para ter filhos. O trabalho foi feito por escravos.
-
Encantado foi o primeiro bairro do subúrbio a receber rede pública de eletricidade
06/10/2017 Duração: 09minA região tem muitas ruas com nomes de mulher. Isso porque a parte ao norte dos trilhos do trem pertencia à família Reis, que tinha muitas posses. Guilhermina, Angelina e Silvana eram mulheres dessa família.
-
Distribuição de doces no Dia de São Cosme e Damião faz parte da cultura carioca
29/09/2017 Duração: 09minNo entanto, a tradição católica já ligava a história dos santos aos doces. Aqui no Brasil, ela ganhou força na união com as religiões de matrizes africanas.
-
Culto a São Cosme e São Damião foi incorporado a religiões de matrizes africanas
25/09/2017 Duração: 08minFenômeno é resultado do sincretismo religioso. Muitos atribuem isso a um disfarce, mas, na verdade tem relação com a aproximação de forças vitais.
-
São Cosme e São Damião são pop
15/09/2017 Duração: 09minPersonagens teriam vivido na região da Ásia menor no século IV. E esse período foi muito duro para a religião católica. E você sabe qual é o dia para cultuar os santos?
-
Telecatch conquistou o público carioca
08/09/2017 Duração: 09minLutas entre figuras simbólicas eram transmitidas por emissoras de televisão do Rio de Janeiro. Apesar do sucesso, as apresentações enfrentavam a resistência dos boxeadores, que consideravam o Telecatch pouco sério.
-
O que é 'beber o assalto'?
01/09/2017 Duração: 08minO Bar do Roberto, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, foi assaltado. Em solidariedade, clientes se mobilizaram para lotar o estabelecimento e cobrir o prejuízo. O ato foi chamado de ‘beber o assalto’.
-
Banho de mar como lazer é prática recente
25/08/2017 Duração: 10minAno de 2017 marca centenário de um decreto que ‘regulamentou’ o costume. Esse hábito era muito comum entre os índios, mas só foi adotado por todos na cidade há cerca de 100 anos.
-
Conheça a história de São Roque e sua relação com os cães
18/08/2017 Duração: 08minSegundo a sua história, um cachorro roubava a comida e levava para o santo enquanto ele vivia numa floresta no interior da Itália, contaminado pela peste bubônica. O dia do padroeiro dos cirurgiões, que também era médico, é celebrado em 16 de agosto.
-
A cachaça faz parte da cultura popular brasileira
11/08/2017 Duração: 11minNão se trata de fazer um proselitismo da bebida, mas, quando se fala da cultura de um povo, de como ele bebe, come e festeja, essa informação é da maior relevância. No Rio de Janeiro, por exemplo, há o hábito da ‘abrideira’, cachaça tomada para abrir o apetite.
-
Rua era espaço constante de brincadeiras entre crianças
04/08/2017 Duração: 10minNa rua, crianças de diferentes classes sociais se relacionavam. Hoje, houve uma perda de lugar para o colégio, mas, nas escolas, as crianças acabam transitando em espaços sociais similares.
-
Lima Barreto é considerado por alguns o mais carioca dos escritores
28/07/2017 Duração: 09minO homenageado da Flip deste ano era um militante. Negro, ele viveu boa parte de sua vida no subúrbio. Além da questão racial, ele falava da segregação espacial do Rio de Janeiro.
-
Cariocas têm história peculiar com a moda de inverno
21/07/2017 Duração: 08minEssa relação da roupa mais pesada com uma cidade como o Rio de Janeiro começou em 1810, quando Dom João VI assina tratados que facilitam a entrada de produtos ingleses em portos brasileiros. A partir daí, a população começou a se vestir como se estivesse no inverno londrino.
-
Cidade do Rio de Janeiro foi fundada pelos portugueses para expulsar os franceses
14/07/2017 Duração: 08minA influência da cultura francesa está muito presente no imaginário carioca. A criação da Avenida Central, que mais tarde se tornaria Avenida Rio Branco, foi muito inspirada na reforma urbana de Paris. Nela, está o Theatro Municipal do Rio, inaugurado no dia 14 de julho, festa nacional da França ou Dia da Bastilha.
-
Os cinemas de rua são marcantes na história do Rio de Janeiro
07/07/2017 Duração: 08minNo entanto, a cultura da cidade e da rua, que passava por lugares de encontro, e o cinema era uma desses lugares, tem se perdido e se esvaziado.
-
Um dos santos juninos, São Pedro é figura afetuosa da cultura popular
30/06/2017 Duração: 07minTido como o primeiro papa da Igreja Católica, ele é conhecido como o dono das chaves do céu e alvo de muitos pedidos de devotos que procuram uma casa. Seu dia é comemorado em 29 de junho. Já Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho, é o mais requisitado em questões amorosas.
-
A fogueira faz parte da história de São João Batista
23/06/2017 Duração: 08minSegundo a tradição católica, Maria ficou grávida de Jesus na mesma época de Isabel engravidou de João. As duas combinaram que aquela que tivesse o filho primeiro acenderia uma fogueira para que a outra visse. Assim Isabel teria feito.
-
Explosão do paiol de Deodoro é uma das maiores tragédias da história do Rio
16/06/2017 Duração: 07minAcidente aconteceu pouco depois da Copa do Mundo de 1958, quando a cidade ainda estava exultante pela conquista. Efeitos foram sentidos em vários bairros do Rio de Janeiro. Houve uma profusão de ataques cardíacos noticiados pelas rádios.
-
Biriba é considerado um dos três cachorros mais significativos da história
02/06/2017 Duração: 06minEle ocupa a posição ao lado de Rin-Tin-Tin e Laika. Em 1948, o Botafogo estava empenhado em ganhar o título. O zagueiro Macaé levou o vira-lata para um jogo contra o Bonsucesso. Em dado momento, Biriba escapou e fez xixi na trave do Bonsucesso. Em seguida, o Botafogo fez um gol. Foi nesta circunstância que ele foi alçado à condição de celebridade.
-
Capital Fluminense pode ser considerada uma das maiores 'cidades nordestinas' do país
26/05/2017 Duração: 05minA cidade não tem um bairro específico que reúna pessoas vindas desta região, mas conta com a Feira Nordestina, em São Cristóvão. Ela foi estabelecida ali porque era onde funcionava a rodoviária, que concentrava os retirantes.