Revista De Imprensa
- Autor: Vários
- Narrador: Vários
- Editora: Podcast
- Duração: 1:25:07
- Mais informações
Informações:
Sinopse
De segunda a sexta-feira, os principais temas da actualidade francesa, internacional e africana tratados na imprensa diária francesa.
Episódios
-
"Macron à procura do momento certo"
29/04/2021 Duração: 03minO Jornal Le Figaro destaca a entrevista do chefe de Estado Emmanuel Macon, amanhã, à imprensa regional para detalhar o plano de desconfinamento no país. Desconfinamento: Macron à procura do momento certo escreve em letras garrafais o Le Figaro. O jornal refere que o chefe de Estado vai detalhar amanhã, à imprensa regional, o seu plano de desconfinamento, lento e progressivo, a ser aplicado a partir do mês de Maio. Numa altura em que a ameaça de uma quarta vaga paira sobre o país.Igualmente no Le Figaro, chamada de atenção para um artigo que fala de uma investigação policial que desmantelou uma rede criminosa que ensinava menores delinquentes a roubar. E no Reino Unido, Boris Johnson está em maus lençóis após a descoberta de que teria usado doações privadas para renovar o seu apartamento.O jornal Le Monde titula: "Joe Biden implicado na batalha contra as desigualdades". O jornal escreve que, diante do Congresso, o Presidente dos Estados Unidos fez da luta contra as desigualdades, que quer financiar através dos
-
Confrontada com surto devastador de Covid Índia vai receber ajuda
27/04/2021 Duração: 03minA progressão da epidemia de Covid na Índia, o contencioso entre o laboratório AstraZeneca e a União Europeia, a aliança tácita entre a direita e a extrema-direita em França, o plano de recuperação económica da União Europeia, a batalha dos diplomatas entre de um lado a Europa e os Estados Unidos e do outro a Rússia, estão entre os focos de actualidade nas edições de terça-feira dos diários franceses.
-
França dá primeiro passo para desconfinamento com reabertura de escolas
26/04/2021 Duração: 03minEm foco,nas edições de segunda-feira, dos diários franceses, estão "a reabertura das escolas em França como primeira fase do desconfinamento do país, o debate sobre a relação entre terrorismo e imigração em França após o assassínio de uma agente da polícia no oeste da região parisiense por um indivíduo de origem tunisina, a esquerda francesa em busca de unidade para a presidencial francesa e a tribuna confidencial dos ex-generais do exército francês.
-
Manchetes de olhos virados para as estrelas
23/04/2021 Duração: 04minHoje algumas manchetes estão viradas para o espaço, para onde foi o astronauta francês Thomas Pesquet que vai passar seis meses em órbita na estação espacial internacional. Um feito que merece algumas manchetes, nomeadamente a do Libération que coloca em primeira pagina um retrato do astronauta com um jogo de palavras, "o mestre descola", o jornal adoptando um tom muito lírico no seu editorial ao escrever "podemos alegrar-nos de ver que a inventividade humana serve para outra coisa que fazer a guerra". Também pensativo, o editorialista do conservador Le Figaro escreve "lá em cima, já não há americanos, russos, japoneses, nem franceses. Há apenas um homem contemplando a sua infinita pequenez no universo".Noutro aspecto, a situação do Myanmar, cerca de 3 meses depois do golpe militar, é também mencionada em alguns jornais, nomeadamente no Libération publicando um inquérito segundo o qual "Bruxelas formou e equipou milhares de agentes das forças da ordem birmanesas acusadas de exacções desde o golpe de Estado. A
-
Joe Biden reata empenho de Estados Unidos contra aquecimento climático
22/04/2021 Duração: 03minEntre os focos de actualidade nas edições de quinta-feira, estão "a cimeira virtual sobre o clima proposta por Joe Biden, o rescaldo da morte de Idriss Déby no Chade e as repercussões na política africana da França, o veredicto do julgamento sobre a morte de George Floyd, a hipótese de uma vitória da extrema-direita na eleição presidencial francesa de 2022, discriminações em França e as preparações para o desconfinamento progressivo em França.
-
Morte de Idriss Déby faz pairar incerteza sobre futuro de Chade
21/04/2021 Duração: 03minEm destaque nas edições de quarta-feira," a morte do Presidente chadiano, Idriss Déby Itno e a incerteza sobre o futuro do Chade, a vacinação anti-Covid na Europa e na França, a preparação do executivo francês para o desconfinamento do país a partir de 3 de Maio, o veredicto do julgamento de Derek Chauvin em Minneapolis e o fiasco da superliga de futebol europeia.
-
Superliga europeia um debate que ultrapassa a esfera desportiva
20/04/2021 Duração: 03minEntre os focos de actualidade, nas edições de terça-feira dos diários nacionais franceses estão, a "polémica superliga de futebol europeia, o novo relatório sobre o genocídio no Ruanda, a campanha vacinal em França e a desconfiança em relação à AstraZeneca, Emmanuel Macron e a questão da segurança pública em França".
-
Vacinas, laboratórios, Covid em França ou o fim do castrismo em Cuba
19/04/2021 Duração: 04minAbrimos esta revista de imprensa com LE MONDE a titular, vacinas, a indústria francesa na cauda. A França lançou a produção de vacinas mas concebidas noutros países e tem dificuldades em ter a sua própria concepção da vascina depois dos fracassos de Sanofi e do Instituto Pasteur. O centro de biotecnologia de Valneva de Nantes cujo candidato é promissor preferiu virar-se para o Reino Unido que lhe deu garantias de encomendar mais vacinas. Perante os alertas sobre a sua indústria sanitária, Paris esboçou um plano para relocalizar a fabricação de medicamentos essenciais no território.Entrevistado pelo canal televisivo CBS, Emmanuel Macron, afirmou que o aumento da produção, nomeadamente, na Europa, permitirá garantir os objectivos. O Presidente francês, fechou as portas à vacina russa, Sputnik V e garantiu que aquela produzida pela Sanofi será disponível, brevemente, acrescenta, LE MONDE.Por seu lado, LE FIGARO, titula, citando o presidente Macron, bato-me por um direito tranquilo à vida. Numa entrevista exclus
-
Emmanuel Macron aposta em desconfinamento gradual de França em meados de Maio
16/04/2021 Duração: 03minEntre os destaques nas edições de sexta-feira dos diários nacionais franceses, estão "as interrogações sobre o desconfinamento da França previsto para meados de Maio, a campanha vacinal anti-covid e a evolução da pandemia, os islamistas paquistaneses que voltam a manifestar contra a França, a esquerda francesa desunida na perspectiva das eleições presidenciais de 2022.
-
Plano de recuperação de Joe Biden suscita debates em França e Europa
15/04/2021 Duração: 03minAbrimos esta revista de imprensa com LE MONDE a titular, recuperação económica, o efeito Biden em debate em França. O presidente americano tornou-se uma referência para uma parte dos políticos e económicos franceses inspirados pela dimensão do seu plano de relançamento económico. Os Estados Unides desbloquearam 3 biliões de dólares para apoiar a economia e equacionaram ainda 2 biliões de dólares para investimentos nas infraestruturas. Em França, enquanto o custo da crise representa para as finanças públicas cerca de 425 mil milhões de euros nos próximos 3 anos, o executivo recusa aumentar qualquer tipo de impostos.Em Bruxelas, a comissão europeia apresentou a sua estratégia para relançar o plano europeu de 806 mil milhões de euros mas persistem bloqueios. Coloca-se a questão de anular uma parte da dívida das empresas francesas que estão com problemas de solvabilidade, acrescenta, LE MONDE.O mesmo vespertino refere-se ainda à suspensão de voos provenientes do Brasil, com medo da propagação da estirpe brasileir
-
Pandemia da Covid já provocou 100. 000 mortos em França
14/04/2021 Duração: 04minAbrimos esta revista de imprensa com LE MONDE a titular hecatombe da Covid-19, 100 000 mortes em França. A Covid-19 inscreve-se na linha histórica das grandes epidemias em França Ritos funerários desarticulados e mortos solitários estragaram o luto de famílias no país. São mortos que não foram chorados colectivamente, afirma a psicóloga, Marie Bacqué, uma cerimónia necessária para ultrassar a crise. No serviço de reanimação do hospital de Bichat em Paris as vítimas são cada vez mais jovens, enquanto a nível da Europa está atrasada a dose única da vacina Johnson&Johnson, nota, LE MONDE.Covid-19, as condições duma saída de crise. Face à ameaça de novas estirpes a França, para reatar com uma uma vida normal aposta nos efeitos do confinamento, na aceleração da vacinação e no regresso aos bons dias.Para não desiludir uma vez mais os franceses à beira da ruptura, o Presidente, Macron, não quis correr o risco de indexar o descofinamento na base de indicadores epidemiológicos por natureza de difícil previsão. Ma
-
Haiti país em crise gangrenado pela violência e a insegurança
13/04/2021 Duração: 03minEntre os destaques nas edições de terça-feira, 14 de Abril de 2021, estão "o rapto de religiosos e a insegurança que reina no Haiti, país das Caraíbas, as movimentações na cena política francesa com vista à eleição presidencial francesa de 2022 e a oposição firme entre Emmanuel Macron e Anne Hidalgo, as dificuldades enfrentadas pelas vacinas anti-covid chinesas e a segunda mão dos quartos-finais da liga dos campeões europeus de futebol, entre o PSG e o alemão Bayern de Munique".
-
França alarga campanha vacinal anti-Covid-19 a toda população
12/04/2021 Duração: 02minEntre os focos de actualidade nas edições de segunda-feira, estão a aceleração da campanha de vacinação anti-Covid-19 e o plano Biden de relançamento da economia dos Estados Unidos, assim como a movimentação na cena política francesa na perspectiva da eleição presidencial de 2022 e o espectro da violência na província britânica da Irlanda do Norte.
-
Porto de Sines na guerra comercial EUA–China
09/04/2021 Duração: 02minNa primeira página do Le Monde a Concessão do Porto de Sines, em Portugal, apanhada na guerra comercial EUA–China. O Porto de Sines, líder nacional na movimentação de mercadoria, vai ter um novo terminal. Os Estados Unidos entraram na corrida para esta concessão que já estava na mira dos chineses. Se conseguirem, conquistam uma peça estratégica para Pequim construir uma nova Rota da Seda. Ainda no Le Monde, os protestos em Belfast, na Irlanda do Norte, com os unionistas a recear que os acordos comerciais do pós-Brexit deixem a Irlanda do Norte separada do resto do Reino Unido.A China e os Estados Unidos a fazer a primeira página do Le Figaro. O diário escreve “Entre a China e os Estados Unidos a nova guerra das estrelas”, numa referência às rivalidades espaciais, onde Pequim ameaça cada vez mais a supremacia de Washington numa nova corrida às armas. O diário destaque ainda o início do debate sobre a eutanásia em França, o texto divide profundamente os parlamentares.“O Ena está morto, Viva o ENA”, titula o L
-
Desconfiança crescente em relação à AstraZeneca complica plano vacinal
08/04/2021 Duração: 03minEntre os focos de actualidade nas edições de quinta -feira, estão a perda de credibilidade da vacina AstraZeneca no seio dos franceses, o jihadismo e a questão social no norte de Moçamabique, as reacções ao relatório sobre o genocídio do Ruanda recentemente publicado em França,e a vitória épica do PSG sobre o Bayern de Munich na primeira mão dos quartos-finais da liga dos campeões europeus de futebol.
-
França à procura de equilíbrio entre saúde pública e escolaridade
07/04/2021 Duração: 03minEntre os destaques nas edições de quarta-feira, estão a crise sanitária e a campanha de vacinação para uma saída crise em França, a proposta norte-americana para um imposto transnacional aplicado às multinacionais, Vladimir Putin que poderia tentar mais candidaturas à presidência, as movimentações na cena política francesa com vista à eleição presidencial de 2022 e o encontro Bayern de Munich-Paris Saint-Germain a contar para os quartos-finais da liga dos campeões europeus de futebol.
-
França inicia vacinação massiva em todo país com vista à desconfinamento
06/04/2021 Duração: 03minO "vacinódromo" ou campanha vacinal massiva tem início em França, numa altura em que se regista uma recrudescência da epidemia e os franceses evidenciam desconfiança em relação à vacina AstraZeneca. Em destaque também nas edições de terça-feira, a tentativa de reaproximação entre a União Europeia e a Turquia, as dificuldades financeiras da companhia Air France, a nova postura da líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen na perspectiva da eleição presidencial de 2022, e a febre especulativa na finança internacional.
-
Os Estados Unidos, o Myanmar e a covid-19 nas manchetes
05/04/2021 Duração: 03minAssuntos muito diversificados fazem as manchetes dos jornais nesta segunda-feira. Por exemplo, podemos ver a retoma económica pós-covid nos Estados Unidos na capa do Le Monde, enquanto é a violência no Myanmar que faz a abertura do conservador Le Figaro. Começando com o Le Monde, os Estados Unidos estão na "hora da retoma". Um fenómeno que segundo o vespertino "é explicado pela campanha de vacinação massiva da população e pelo plano económico de Joe Biden". Para o editorialista do Le Monde, "a revolução reside no facto de as classes populares e médias regressarem ao centro das preocupações públicas". Ao enumerar as medidas de que vão beneficiar as faixas mais fragilizadas da população americana, o editorialista do Le Monde conclui que "se ele ganhar a sua aposta, Joe Biden vai conseguir virar a página económica do reaganismo. E sem dúvida, o mais importante para ele, a do trumpismo".Já na Europa, o cenário é outro. Ao falar de "uma passagem à velocidade superior" em França, o diário Aujourd'hui en France refe
-
Franceses perante novas restrições para conter epidemia de Covid
02/04/2021 Duração: 02minEntre os destaques nas edições desta sexta-feira, estão o novo confinamento em França e as suas epercussões sobre a vida dos franceses, o plano de relançamento de Joe Biden para a reconstrução das infra-estruturas dos Estados Unidos, a repressão militar contra os protestos anti-golpe em Myanmar e o silêncio de Kyllian Mbappé sobre a sua continuidade ou não no Paris Saint-Germain.
-
O anúncio do reconfinamento em França em destaque na imprensa gaulesa
01/04/2021 Duração: 04minA França e o reconfinamento de todo o seu território por um período de cerca de um mês anunciado ontem pelo Presidente Macron faz a manchete de todos os jornais. "Macron aposta num último confinamento", é o que escreve na sua capa o Le Monde, antes de prosseguir no seu editorial que "apesar do reforço das medidas anunciado esta quarta-feira ser substancial, ele não atenua a impressão de que Emmanuel Macron permanece sobre o fio da navalha". Para Le Monde "o risco é que a epidemia continue a explodir, perante a implementação de medidas demasiado tardias".No seu editorial, o católico La Croix considera que "o discurso do presidente ontem era indispensável", nomeadamente "para dissipar a impressão de que o executivo caminha sem rei nem roque". Mais adiante, o mesmo jornal dá conta da dificuldade que enfrentam os hospitais, em plena terceira vaga, em segurar os funcionários dos serviços de reanimação".No L'humanité, este é precisamente o assunto que é puxado para a primeira página: "Os serviços de reanimação sem