Autocontrole Ético, Macrocomportamento E Fenômenos Culturais:: Um Estudo Experimental Com Estudantes Universitários

  • Autor: Francisco Solano Maia Moura
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Você tem em suas mãos uma obra original e de valor, produzida de forma a quebrar barreiras significativas para a produção e disseminação do conhecimento científico no Brasil, em especial o saber associado à pesquisa comportamental acerca de fenômenos culturais. Algumas das características desta obra, como seu delineamento (forma e conteúdo da investigação), o público-alvo delimitado e a forma de publicação dos resultados, refletem a decisão de seu autor de buscar não só láureas acadêmicas, mas também uma consistente contribuição para a disseminação do conhecimento e o aprimoramento de nossa sociedade.
No campo da psicologia experimental, o interesse dos estudiosos sobre fenômenos socioculturais é recente. A partir da década de 1980 começam a ser construídos trabalhos e experimentos que viriam a delinear as formas como os estudantes do comportamento humano podem contribuir para a compreensão dos fenômenos culturais. Em um dos trabalhos seminais do campo, Glenn e Malagodi (1991) delimitam que o conteúdo do comportamento humano ocorre em um processo evolucionário durante a sua vida; já o conteúdo cultural origina-se quando o repertório de dois ou mais indivíduos formam uma unidade duradoura, que durará mais do que a vida daqueles indivíduos. A relevância deste trabalho e sua potencial utilização empírica levou Francisco Solano a delimitar outras duas características distintivas presentes nesta obra: o público-alvo e a forma de publicação e disseminação dos resultados. Ele dirige sua obra a um público de especialistas e não especialistas, o que ainda não é muito comum em trabalhos de psicologia experimental no Brasil. Por último, a forma de publicação de sua pesquisa acadêmica como livro também reflete essa intenção de deixar a obra disponível a um público mais amplo, permitindo sua aplicação para resolução de problemas sociais.
Ambas as ações, delimitação de público-alvo amplo e por meio de livro, vão ao encontro de um movimento para superar a falsa dicotomia colocada entre sociedade e universidade, em última instância, entre teoria e prática.
Profa. Dra. Simone Cristina Ramos