A Volta Para Casa: Amor E Espiritualidade Na Pós-modernidade

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A Volta para casa é uma metáfora da condição humana, seu caminho é a espiritualidade que conduz ao autoconhecimento, e sua expressão mais significativa é o amor. A espiritualidade consiste na capacidade humana de transcendência e implica na união de conteúdos conscientes e inconscientes, que têm por trás de si toda a nossa ancestralidade, a qual se manifesta nos mitos e nas tradições presentes em todas as culturas e em todas as épocas, e que se expressam através do que Jung chama de arquétipos, que são imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os primórdios da humanidade. Ao afirmar que a saúde consiste num estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que a espiritualidade é fator essencial da saúde humana, logo, não mais se justifica e se sustenta uma visão positivista, racionalista e cientificista do mundo e da vida.
Assim, o presente livro propõe uma abordagem psicoespiritual do amor e das relações afetivas na pós-modernidade, e pretende, deste modo, estabelecer um diálogo transdisciplinar entre psicologia, sociologia e teologia, tendo o amor como o fio condutor de suas análises e como elemento essencial da psique e da espiritualidade humana. E neste sentido o que se busca é ampliar as análises sobre o amor e as relações afetivas realizadas por Zygmunt Bauman, Anthony Giddens e Luc Ferry. Se o primeiro realizou uma análise do amor pela ótica econômica, o segundo pela ótica política e o terceiro pela ótica humanista, o que fizemos foi acrescentar a estas análises a ótica psicológica e espiritual, de forma a estender o raio de visão sobre o amor e as relações afetivas, e assim, ir um pouco mais além das relevantes leituras realizadas por estes autores sobre estes fenômenos humanos.