Paixão, Desejo, Ciúme: A Violência Do Amor Traído

  • Autor: Della Cunha
  • Editora: Viseu
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O ciúme é, em regra, definido como um sentimento caracterizado pelo sofrimento e medo de perder total ou parcialmente um objeto de vinculação afetiva. No caso do amor passional, o ciúme é uma experiência dolorosa que se converte em manifestação de comportamentos depressivos ou agressivos vis-à-vis de um parceiro afetivo-sexual a quem se julga ser causador de um sintoma de perda, real ou imaginária. Neste caso, reflete uma personalidade afetivamente ansiosa, insegura e imatura.
Em seus Fragmentos de um Discurso Amoroso, Roland Barthes atribui ao ciúme um qualificativo demoníaco em seus variados graus de intensidade e significância, por ser um sentimento devorador, capaz de provocar reações irracionais e violentas, seja no plano físico ou psicológico. Para tanto, ele afirma: "Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum".