Expedição Científica Roosevelt-rondon: Um Ex-presidente Americano E Um Coronel Do Exército Brasileiro Em Uma Odisseia Pelos Sertões De Mato Grosso E Floresta Amazônica

  • Autor: Sérgio Luiz Augusto De Andrade De Almeida
  • Editora: Paco e Littera
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Em 1913, o ex-presidente Roosevelt aceitou o convite do Brasil e da Argentina de vir a América do Sul realizar conferências, decidiu também que iria conhecer o Amazonas. Planejou uma expedição cientí¬ca cuja ¬nalidade seria estudar a fauna daquela região e recolher exemplares para o acervo do Museu de História Natural de Nova York. No Brasil, Candido Rondon, então Coronel do Exército, foi designado para acompanhar a expedição que percorreu o desconhecido rio da Dúvida. Foi por meio das conferências proferidas por Roosevelt nos Estados Unidos e na Europa, que o mundo passou a conhecer a rica biodiversidade do norte e do centro-oeste brasileiro, o que deu uma grande contribuição as ciências naturais. Rondon teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior. Em 2 de agosto de 2017, foi realizado o I Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia organizado pelo CEPHiMEx. No evento, o Prof. Dr. Timothy Radke membro do Clube dos Exploradores de NY rati¬cou a importância de Rondon como explorador. Segundo Radke, Rondon está entre os cinco exploradores do mundo que recebeu a Medalha Clube dos Exploradores e concomitantemente o título de membro honorário daquela instituição.