Terapia Cognitivo-comportamental E Terapia Ericksoniana: Texto De Apoio Ao Paciente
- Autor: Wanderlei Madruga
- Editora: Viseu
Sinopse
São apresentadas as bases teóricas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), ferramentas com as quais o paciente desenvolve habilidades. Apresenta-se, também, o modelo terapêutico e suas técnicas cognitivas/comportamentais. Acrescenta-se um capítulo de explicação sucinta do que seja "Terapia do Esquema".
A Terapia Ericksoniana (TE) pretende ser ateórica e em relação a ela há um capítulo para descrever a maneira como se processa.
A TCC apoia-se em Teorias Cognitivas e Comportamentais. Caracteriza-se por utilizar metodologia científica, tanto para avaliar as técnicas adotadas como, também, para orientar a Terapia em si. O Profissional adota uma atitude pedagógica, mas é essencialmente um Terapeuta. Lida, basicamente, com a mente consciente do paciente.
A TE apoia-se em técnicas comunicacionais, em particular, sutis. O Profissional adota uma atitude instigadora, procura ser didático, mas é essencialmente um Terapeuta. Lida com a mente consciente e, basicamente, com a mente inconsciente do paciente. Tem na metáfora um importante recurso.
Ambas as Terapias utilizam a mesma estratégia (reestruturação cognitiva) e várias táticas, e muitas destas em comum. Assumem que o paciente tem condições de aprender a utilizar seus recursos pessoais para se desenvolver como pessoa. Com TCC, o paciente encontra soluções de problemas "por si mesmo"; em TE, encontra soluções de problemas "em si mesmo".