Sinopse
Composto por 18 capítulos, o livro As mulheres no universo do futebol brasileiro é um presente a todos/as os/as entusiastas do futebol feminino no Brasil, bem como é um convite de leitura aos curiosos em conhecer um pouco mais sobre essa modalidade tão controversa e fascinante. Os textos aqui compilados foram escritos – em sua grande maioria – por mulheres que possuem longa trajetória acadêmica nos estudos sobre práticas esportivas. A área de atuação dos/as autores/as aqui presentes é bastante variada: Antropologia, Comunicação Social, Educação, Educação Física, História e Psicologia. Essa multiplicidade fornece vieses diferentes sobre os diferentes futebóis praticados por mulheres, dentro e fora dos gramados.
Cláudia, Leda e Mariane são três mulheres superentusiastas do futebol! Daquelas que têm a escalação do time na ponta da língua, daquelas que não perdem um jogo sequer. Gremista, vascaína e corintiana, respectivamente, conheceram-se há alguns anos em um congresso internacional de Antropologia, num grupo de trabalho sobre práticas esportivas e de lazer. Felizmente, esses encontros antropológicos ultrapassaram o espaço acadêmico e ganharam novas formas, solidificando-se em amizade e companheirismo dentro ou fora da Universidade (e dos gramados também!).
Essa parceria resultou, em 2016, no livro organizado e publicado por Cláudia (Mulheres na área: gênero, diversidade e inserções no futebol, pela Editora da UFRGS). O material contou com a participação de 16 autores e autoras que pensaram, escreveram e publicaram aquele que pode ser considerado o primeiro livro brasileiro sobre futebol de mulheres.
Quatro anos depois, agora em 2020, o livro As mulheres no universo do futebol brasileiro surge trazendo seis "antigos/as" colaboradores/as do livro publicado em 2016 e mais 18 novos/as autores/as dispostos/as a falar, pensar, viver e respirar o futebol de mulheres.
Esta obra consolida, de vez, o trabalho e a pesquisa sobre o Futebol Feminino/de Mulheres, bem como nos mostra que ainda existe um longo caminho que precisa ser percorrido para que essa modalidade esportiva receba o respeito e a visibilidade que merece.
Fica aqui, então, o nosso convite para leitura. Vamos lá?!