A Educação Infantil No Contexto Das Avaliações Externas Em Larga Escala

  • Autor: Virgínia Louzada
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A partir da década de 90, a avaliação em larga escala vem se constituindo em um dos elementos estruturantes das políticas educacionais em curso no Brasil, apesar dos diferentes focos que pode ter em diferentes níveis de ensino. A educação infantil não faz parte diretamente desse contexto, pois essas avaliações não são aplicadas nessa faixa etária. No entanto essa etapa da educação básica não está isenta dessa lógica.
O livro A educação infantil no contexto das avaliações externas em larga escala pretende discutir a utilização dos Cadernos Pedagógicos para a pré-escola na rede pública municipal do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2016. Argumenta que tais cadernos visam preparar as crianças para as avaliações que farão ao longo de sua escolaridade, embora na educação infantil tais cadernos não apresentem explicitamente o caráter preparatório que apresentam no ensino fundamental.
A autora argumenta que a preocupação com o desempenho escolar futuro dos alunos da rede justifica a antecipação da aquisição do código escrito para a pré-escola. Estudos apontam que crianças pré-escolares possuem um melhor desenvolvimento intelectual e sociocomportamental do que crianças que não frequentaram a pré-escola. Porém defende que esse cenário empobrece o trabalho pedagógico realizado com essa faixa etária.
Esta obra destina-se a professores da educação básica e pesquisadores da área da Educação. Sua principal contribuição está no fato de colocar em discussão duas questões extremamente atuais e relevantes: a função da pré-escola e a concepção de alfabetização que orienta as políticas para a primeira infância nesta localidade.