Antropologia Digital E Experiências Virtuais Do Museu De Favela

  • Autor: Mônica Machado Cardoso
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Antropologia digital e experiências virtuais do Museu de Favela analisa os usos de redes sociais por jovens das favelas do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho no Rio de Janeiro, e documenta o processo de criação de plataformas digitais para o Museu de Favela na mesma comunidade.
A base teórica é da antropologia, especialmente a subdisciplina da antropologia digital de tradição inglesa. Recorrendo à abordagem etnográfica, o livro investiga as vozes polifônicas dos atores locais ao partilhar do legado e patrimônio das memórias sociais comunitárias.
A hipótese que fundamenta a pesquisa é de que o mundo on-line é campo de mediação tão autêntico com o offl-ine, com todas as suas contradições. Assim, muitas marcas sócio-históricas das experiências de sociabilidade, do modo de relação com a política, das expressões espirituais e da cultura do lúdico nas favelas aparecem nas redes sociais como retenções precedentes, embora novos sentidos e experiências se multipliquem.