Sinopse
O autor expõe ao leitor a sabedoria que acumulou sob a influência de três grandes culturas: a brasileira, a sabedoria oriental e o pragmatismo ocidental.
A sabedoria não é privilégio apenas dos sábios. Ela surge de uma combinação criativa entre os conceitos teóricos e a prática assimilados ao longo da vida.
É a sabedoria que torna cada pessoa a referência de todos os seres vivos. Porque, na condição de humano, avança-se muito além da informação. A informação só tem potencial quando está contida no banco de dados de um computador ou mesmo aqui, nas páginas deste livro.
A informação, tão amplamente disponível, vira conhecimento só se você a assimilar, ou seja, colocá-la dentro de si e, com sua vida, realizar o potencial nela contido.
Da mesma forma, os acontecimentos e eventos do nosso dia a dia a discussão com um ente querido, a bronca do chefe, a agradável surpresa do filho só têm valor à medida que tiramos uma lição deles. Aí eles viram experiência. A experiência não é o que acontece a uma pessoa, mas sim o que ela faz com o que acontece com ela.
Ao interagir com o conteúdo deste livro, assim como faz com os relacionamentos e eventos em que participa, perceberá que você, apenas você, poderá transformá-lo em experiência.
Grande acúmulo de conhecimentos ou experiências não o torna um sábio. Você ganha, apenas, o status de especialista, que prolifera em nichos burocráticos de grandes corporações, universidades e governos. A grande mágica é juntar a teoria (conhecimento) e a prática (experiência) a intenção e a ação numa coisa riquíssima chamada sabedoria.