Eis Que Faço Novas Todas As Coisas: Teologia Apocalíptica

  • Autor: Alía Luzia Pinheiro de Andrade
  • Editora: Paulinas
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A obra Eis que faço novas todas as coisas reflete o desejo profundo da comunidade joanina de um novo tempo, um tempo de paz e de liberdade para os cristãos professarem a sua fé. A autora apresenta uma pesquisa ampla e geral sobre os escritos canônicos, apócrifos, documentos judaicos do Mar Morto e os escritos canônicos e apócrifos cristãos.
Aíla, em seu livro, desenvolve em cinco capítulos o essencial sobre a apocalíptica: o primeiro capítulo apresenta o sentido da revelação, que é o propósito da apocalíptica, e o contexto histórico conflituoso onde ela aparece; o segundo capítulo indica algumas características teológicas que são comuns a judeus e cristãos, e o que é específico de cada uma; o terceiro capítulo aborda os escritos canônicos do Primeiro Testamento, mais os apócrifos e escritos do Mar Morto; o quarto capítulo apresenta os escritos canônicos do Segundo Testamento e os apócrifos que surgiram contemporânea e posteriormente; o quinto e último capítulo dá um destaque à "A teologia do Apocalipse de João". Situa-a no seu contexto histórico e desenvolve alguns elementos centrais dessa teologia.
Nesta obra você conhecerá a vasta literatura canônica, apócrifa, tanto judaica quanto cristã, sobre apocalíptica.