Sinopse
O Partido dos Trabalhadores teve seu processo de origem no final dos anos 1970 e início da década de 1980. Naquele período, a centralidade de seu discurso político estava na luta pelos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora brasileira. Essa luta seria independente da classe capitalista e do Estado burguês. De acordo com os primeiros documentos, o objetivo estratégico do PT era construir uma "sociedade sem explorados nem exploradores". Houve grande preocupação em construir e defender uma estrutura democrática na qual todos os militantes tivessem direito de participar efetivamente das decisões partidárias. Em suma, fundou-se um partido que se apresentava como classista, autônomo e socialista, ainda que houvesse muita imprecisão sobre esse último aspecto.
Todavia, essas características seminais desapareceram da prática e do projeto político do Partido dos Trabalhadores.
Centrando o foco na trajetória política do PT, o livro de Walson Lopes visa contribuir para a identificação e análise de alguns aspectos desse processo de transformação e integração do partido ao ordenamento democrático-burguês.
Considerando a relevância do tema em análise, esta obra destina-se a todos aqueles que se preocupam com os rumos políticos da classe trabalhadora e suas organizações e que têm interesse em estudar e compreender aspectos fundamentais da recente história sociopolítica brasileira.