Sinopse
Dr. Alberto Lopes Mendes Rollo foi, inegavelmente, um pioneiro no reconhecimento do Direito Eleitoral como disciplina autônoma no Brasil, reclamando sua inclusão na grade regular dos cursos jurídicos.
Ele começou ainda muito jovem, com apenas 19 anos de idade, quando, vindo de sua cidade natal Santos, prestou concurso público para trabalhar no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Naquele tempo ele, além de atender o balcão recebendo os documentos necessários para a obtenção dos títulos eleitorais, fazia o trabalho braçal e de campo na época das eleições, montando as cabines de votação nos diversos colégios designados. Esse trabalho avançava madrugada adentro e era considerado fundamental para a higidez do pleito: tinha que vistoriar cada uma das urnas para que elas não viessem "prenhes", como ele gostava de se expressar, ou seja, não viessem "recheadas" com votos para determinados candidatos, viciando dessa forma o pleito.
(...)
Enfim, dedicou toda sua vida ao Direito Eleitoral e manteve até o fim de sua vida sua paixão pela atividade que escolheu ainda muito jovem.
A obra em questão surgiu da ideia dos filhos e de alguns amigos como homenagem ao pai, advogado e amante do Direito Eleitoral.
Essa introdução é meu reconhecimento como esposa, amiga e admiradora desse homem de grande valor.
Janine Mendonça Rollo
Advogada e mestre em direito civil pela PUC-SP.