Sinopse
Partindo da necessária – ainda que difícil – distinção entre "a profissão de teólogo" e a "vocação pastoral", Fundamentos da teologia pastoral é relevante porque discute as características exigidas dos que almejam o pastorado e, colateralmente, expõe os que se valem do título de pastor apenas para seus próprios interesses.
Trabalhando com sólida fundamentação bíblica e teológica sobre a natureza divino-humana do labor pastoral, este livro aborda a questão à luz da Bíblia, reafirma as necessárias distinções entre os diversos ministérios dados por Deus à sua igreja; e pondera sobre a natureza, beleza e tentações secularizantes dessa vocação na complexa sociedade contemporânea.
Ao tratar dos principais desafios enfrentados por líderes e pastores, os autores fazem profunda reflexão sobre a saúde espiritual, mental e física do pastor. Eles demonstram que o exercício das atividades eclesiásticas é acima de tudo a prática da vocação e da sabedoria divina para o cuidado e administração da igreja e de seu rebanho.