Sinopse
Esta é uma história baseada em fatos reais, vertente no limiar do século XX na Província de Posen, Polônia, que por conquista bélica já era ocupada pela Alemanha por 125 anos. Relata a saga de um alemão que aos 16 anos de idade concluiu o treinamento militar e seguiu ao front da Primeira Guerra Mundial em defesa da sua pátria, destacando-se como herói, sendo agraciado com a medalha da "Cruz de Ferro". Ao findar esta, em 1918, marcado pelos horrores vividos em campo de batalha, deu a baixa do exército e retornou à casa dos seus pais, sem perspectivas em relação ao futuro. Até porque o futuro era incerto para todos que ali viviam.
Em 1919, quando o Tratado de Versalhes determinou a reintegração dessa Província à Polônia, para não se sujeitar as ordens do exército polonês e fazer o juramento à bandeira desse País, mudou-se para a Silésia/Alemanha, onde numa mina de carvão encontrou os meios para sobreviver e no amor de uma garota, que resultou em casamento, obteve um novo alento para a vida.
Em razão da crise então vigente na Alemanha, emigrou com ela e a família dela para o Brasil em 1924, o País que adotou como sua Segunda Pátria. Aqui se estabelecendo na agricultura em Rio das Antas/SC, foi onde criou a sua família e viveu por muitos anos, o que o autor relata de forma amiúde.