Sinopse
MPAREDADAS NO TOCANTINS
A Covid tem ceifado vidas e alegrias no Tocantins, em cada município tem mulheres brancas, negras e indígenas chorando a dor da partida; essa pandemia, vamos combinar tem esgotado nossas reservas cósmicas e energéticas. Tem catástrofe diversas e de variadas escalas – do descaratismos de dirigentes governamentais e de uma parcela da população o pouco caso de aglomerador.
A pandemia trouxe paralização, tristeza, e também mobilização e produção
Ela causa estranhamentos, descobertas de si mesmo, novos experimentos nas ciências, prazeres cotidiano que a mulher trabalhadora, negra, indígena e periférica nunca tivera tempo para fazer uma receita culinária, acarinhar e ouvir sua cria, visitar e conversar com a vizinha, a mãe, o marido e os amigos.
Ela também trouxe dor, desespero, agressões para crianças e adolescente que tinham na escola um refúgio seguro contra as molestações e abusos de parentes e vizinhos, trouxe fome e desemprego, no entanto em meio a esse caos, deu-nos direito para sonhar, Final de 2020 será lembrado como um tempo que os cientistas tiveram que produzir vacinas e remédios, no entanto em 2021 há indagação; a quem que serão acessíveis esses produtos ?
Na verdade já dura mais de 365 giros planetários em torno do eixo terra; 2020 ainda não foi embora e quando pensamos que estávamos no final da pandemia vem ai um novo Lookdow.
Maria Aparecida de Matos
04/03/ 2021