Sinopse
A EDITORA CONTRACORRENTE tem a satisfação de publicar o livro SÓ AGORA COMEÇOU, do ex-Primeiro-Ministro de Portugal José Sócrates. A edição brasileira é lançada simultaneamente à edição portuguesa, produzida pelo prestigioso selo Actual, do Grupo Almedina.
Em 21 de novembro de 2014, José Sócrates era detido no âmbito de uma investigação sobre corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Ao longo dos 10 meses em que esteve preso preventivamente na prisão de Évora, o ex-Primeiro-Ministro refletiu sobre o impacto da sua detenção na vida pessoal, mas também sobre os valores fundamentais num Estado de Direito. Dessa avaliação resultou Só Agora Começou, que contempla textos escritos durante o período de reclusão.
As comparações entre a Operação Marquês e a Operação Lava Jato são inevitáveis. Na opinião do autor, a construção de biografias políticas a partir da justiça começa com discursos épicos e aventuras tumultuosas, mas, não raras vezes, termina na solidão do regresso ao real.
A ex-Presidenta Dilma Rousseff assina o prefácio do livro, para quem "A similaridade entre o que viveu o líder socialista português com o caso de Lula não é inoportuna e é traçada pelo próprio Sócrates. E aparece – aqui e ali – pontuando as páginas de Só Agora Começou, como a prova de que nós, mesmo vivendo em pleno século XXI, não podemos ignorar que o autoritarismo se esconde sob o beneplácito do aparelho do Estado moderno, muitas vezes de maneira estrondosa e sem controle".