Sinopse
Sem rodeios ou palavras difíceis, o autor aceitou o desafio de falar sobre um assunto bastante controvertido no âmbito político, referente às principais características dos grupos políticos que disputam o domínio das narrativas na atualidade.
Direita e esquerda são termos que envolvem acusações dirigidas contra pessoas ou grupos em virtude dos seus posicionamentos políticos. Não há possibilidade de definir essas facções políticas em poucas palavras.
A maneira escolhida para entender o que é ser direita ou de esquerda foi contando a história sobre a origem dessas denominações, relacionadas às posições que os grupos ocupavam dentro do parlamento na época da Revolução Francesa.
De um lado, a esquerda inquieta e revolucionária; do outro, a direita prudente e conservadora, como qualificações ainda hoje aplicáveis. A partir dessa referência, acompanhou-se a trajetória dos movimentos, suas atualizações e as principais divergências sobre temas diversos.
O conteúdo conta com a experiência do autor nos dois campos. Ainda na juventude iniciou sua participação política no lado esquerdo do espectro político, entusiasmado com leituras empolgantes e eruditas, na companhia de companheiros igualmente apaixonados, mas a própria vida foi revelando situações que desmantelavam aquela ideologia, tanto sob o aspecto teórico quanto pelos métodos empregados na luta revolucionária. São essas impressões que compõem nosso registro.