Sinopse
A obra compreende textos em forma de artigos que tem por tema assuntos de natureza variada, tais como comportamento humano relativo ao caráter, aos sentimentos, aos bons costumes, aos valores abstratos, às experiências da vida, à espiritualidade, aos pensamentos, à moral, ao livre-arbítrio, aos objetivos da vida, à procura da felicidade, à crença na Divindade, à liberdade de expressão, aos desejos, à ética, entre outros.
O autor tece comentários sobre o tema a discorrer, ressaltando pontos de vista tanto negativos quanto positivos, explicando as consequências divergentes que os referidos possam ocasionar. Os pensamentos do autor geralmente levam os leitores à reflexão, pois reforçam situações que normalmente ocorrem na vida real das pessoas, convidando-as a imaginar que talvez possam enfrentar um destino semelhante.
Assim, os textos da obra dividem-se em duas partes: a exposição do autor do assunto discorrido e a narração de um conto. Salvo uma ou outra exceção, o texto termina com o dístico "moral da história", que visa tão somente a um remate final complementar de deduções lógicas sobre as experiências da vida. Isso tem um objetivo: induz-nos a um maior alcance de ponderações que pode levar a um melhor conhecimento das coisas.