Holding: Visão Societária, Contábil E Tributária
- Autor: Elaine Cristina de Araujo
- Editora: Freitas Bastos
Sinopse
Nesta nova edição a obra foi revisada e ampliada, com a reformulação da maioria dos capítulos, para aumentar o foco no que mais interessa em relação à Holding.
Lembrando que a diferença dessa empresa para as demais consiste na determinação do objeto social.
Pode ser um modelo de negócios bem vantajoso para a atualidade.
O capítulo que trata da parte societária foi totalmente reformulado para facilitar a compreensão, tendo em vista que esse tipo de empresa segue as regras gerais dos tipos societários existentes.
Quanto à tributação, as normas e informações foram atualizadas, tendo em vista o Regulamento do Imposto de Renda de 2018 e outros dados importantes verificados ao longo das pesquisas dos autores.
Foi Inserido tópico específico que trata da tributação do aluguel, bem como do tratamento do imóvel objeto dessa locação, tendo em vista o posicionamento atual da Receita Federal do Brasil, abrangendo também o seu tratamento contábil.
Com todas as modificações efetuadas, manteve-se o objetivo primordial de zelar pela escrita simples e objetiva, para abranger a compreensão de todos os públicos que se interessam pelo tema.
O foco, como em outros trabalhos que desenvolvidos pelos autores, até relativo a esse mesmo tema, não é a questão jurídica, mas sim, a apresentação de informações sobre a Holding por um prisma societário, contábil e tributário.
Assim, neste trabalho foram abrangidas as áreas mencionadas, com explicações breves, porém com base na legislação vigente, tendo sempre a preocupação dos autores em serem claros, para facilitar a vida dos profissionais que cuidam dessas empresas diariamente.
Dentre os assuntos abordados destacam-se:
• tipos societários para criação, objeto social, integralização do capital;
• espécies de holding: pura, mista, patrimonial e de gestão;
• tratamento contábil, avaliação do investimento, goodwill, distribuição de lucros, notas explicativas, investimento no exterior e caso prático;
• regimes tributários, tributos incidentes e tributação do resultado;
• blindagem patrimonial, responsabilidades, vantagens e desvantagens na criação de Holding;
• obrigações acessórias;
• receitas de atividade imobiliária;
• Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, dentre outros assuntos.
Dessa forma, pode-se concluir que o assunto foi abordado da forma mais abrangente possível, tendo em vista que o tema é inesgotável.