A Cooperativa De Consumo Dos Empregados Da Viação Férrea Do Rio Grande Do Sul: Imaginário E Espaço Social

  • Autor: Luiz Fernando da Silva Mello
  • Editora: Editora UFSM
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul é uma instituição fundada na segunda década do século XX que se inseriu no contexto regional do estado do Rio Grande do Sul atuando de forma significativa nas áreas do comércio, da indústria, da educação e da saúde. Ao buscar seu objetivo de atender a seus associados, essa cooperativa produziu lugares de significativa importância, com repercussões não só na estruturação física da cidade onde se originou – Santa Maria – e de outras cidades do Rio Grande do Sul, como também no imaginário da sociedade na qual surgiu e se desenvolveu.
Os espaços hoje abandonados da ferrovia e da COOPFER são testemunhos de uma era fundamental para o desenvolvimento social tanto de Santa Maria quanto do estado – espaços que não foram preservados, cujos edifícios mais antigos ultrapassam os cem anos. São ambientes e paisagens que, mesmo descaracterizadas, trazem registros de uma grandeza institucional que suscita a dúvida quanto à sua real dimensão, em razão da lente espessa do tempo e do imaginário social que ainda se interpõe entre o observador – seja leigo, seja especializado – e o processo de sua fundação e desenvolvimento.