Educação, Movimentos Sociais E Formação De Professores: O Projeto Cuia No Contexto Da Reforma Agrária Brasileira

  • Autor: Vilmar Bagetti
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O Projeto CUIA foi o mais importante e influente projeto do PRONERA realizado nos assentamentos de reforma agrária do Brasil na década 2000.
A síntese ousada e interdisciplinar da equipe da UFSM em parceria com os movimentos sociais do campo produziu um projeto inédito.
O sucesso das capacitações, escolarizações e planejamentos motivou os educadores populares a produzirem a sua formação inicial e continuada.
O foco deste trabalho foram os problemas educacionais básicos dos assentamentos de reforma agrária: o analfabetismo e o baixo índice de instrução e formação. Foram objetos da investigação o projeto CUIA e a formação de professores nos assentamentos de reforma agrária brasileira. Foram objetivos resgatar uma prática diferenciada e construir a formação inicial e continuada dos profissionais da educação envolvidos, fortalecendo a educação pública dos assentamentos da reforma agrária brasileira. Desenvolveu-se um processo de formação de monitores para viabilizar um empreendimento educacional recorrente. A meta foi a capacitação e escolarização, via Investigação-ação do processo educativo, de forma colaborativa, e produção de transformação cultural. Fez-se isso mediante as abordagens participativa e emancipatória das teorias guia da Investigação-ação e educação problematizadora freireana. Conclui-se que as capacitações e escolarizações têm produzido avanços educacionais nas regiões: Fronteira Oeste, Campanha e Sul da Macrorregião Sul do Estado do Rio Grande do Sul.