Gestão Por Competências: Pesquisa Com Abordagem Design Science - Proposta De Um Framework Para Implantar E Gerir Um Sistema De Competências

  • Autor: Flávio M. Sardenberg
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O modelo de Gestão por Competências tem crescido em relevância entre as organizações, mas ainda não faz parte da cultura das empresas brasileiras, sobretudo das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), e gera dúvidas e discussões. O objetivo deste trabalho é propor um framework que auxilie essas empresas a implantar e gerir um modelo de Gestão por Competências.
A metodologia empregada é a Design Science e tem como artefato a ampliação da base de conhecimento, da qual o framework proposto faz parte. Este foi desenvolvido a partir de conceitos teóricos da literatura, advindos de autores expoentes sobre o assunto, como McClelland, Zarifian e Fleury e Fleury, e a partir de um estudo de caso em uma empresa multinacional que já utiliza o modelo de Gestão por Competências – não há registros no Brasil da aplicação desse modelo em MPEs.
No estudo de caso foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, através das quais são levantados os pontos fortes/impulsionadores e os pontos fracos/inibidores do modelo, utilizando-se do método conhecido como autobiográfico ou história de vida.
Para validação, o framework foi submetido a uma pequena empresa disposta a analisar sua clareza e viabilidade de implantação, cujos dados foram colhidos também por meio de entrevistas semiestruturadas. Tal processo induziu à revisão do framework e a novos ajustes, com o qual se espera ter criado um exemplar customizado e viável para as MPEs, que facilite a implantação e gestão de um modelo de Gestão por Competências.